O Paulo Coelho deveria vir aprender em Cusco

Um barezinho em Cusco vive de tomar susto.
O choque cultural e a altitude que dá Soroche, deixa as pessoas que visitam Cusco pela primeira vez, sem chão, com sensações nunca sentidas.
Isso pode ser interpretado pelo cérebro humano de diversas formas.
A mais comum é a interpretação mística das coisas e eventos, afinal, quem fica sob o efeito do Soroche aprende a rezar rapidinho.
A minha vinda a Cusco foi para ver a Festa do Sol dos Incas, Inti Raymi em quéchua, um festival religioso em homenagem a Inti, o deus-sol. Marca o solstício de inverno do hemisfério sul nos Andes. O local de realização da cerimônia é a fortaleza de Sacsayhuamán (a dois km deCuzco), no dia 24 de junho de cada ano.
Esse é um velho sonho hippie de adolescente correndo atrás dessa mágica mística que ainda guardo dentro de mim misturado ao meu cinismo pragmático adquirido com o tempo que luto para me despir.
Cusco vive cheia de pessoas do mundo inteiro que buscam se encontrar. É uma grande visão a mistura da velha cultura Quechua com a modernidade dos místicos com seus aparelhos eletrônicos fazendo fotos e postando nas redes sócias suas experiências místicas eletrônicas.
Ontem, durante ritual do Inti Raymi, o rei Inca invocou a presença do Deus Sol depois do sacrifício de uma lhama negra. Na hora em que o ator e professor universitário que faz o papel do rei Inca gritou pela presença do Deus Sol, o céu encoberto por nuvens se abriu em um clarão momentâneo de cegar os olhos como se fosse um truque de iluminação usado em teatro ou no Boi-Bumbá de Parintins.
Perguntei da guia turística responsável pelo nosso grupo como foi feito o truque.
Houve um instante mágico em todos e eu, um ateu, fiquei procurando onde estava o drone que ligou o efeito de iluminação.
Ai me veio a mente o pobre e miserável escritor oportunista metido a mago de nome Paulo Coelho que fez previsões catastróficas sobre a Copa do Mundo no Brasil, mesmo tendo pego carona quando o Brasil foi escolhido para ser sede da Copa durante o evento na Suiça onde o “mago” mora, e ter posado ao lado do Lula dando apoio ao evento.
Com a campanha da mídia brasileira contra o PT e contra a Copa do PT fazendo a cabeça da classe media Coxinha (ainda bem que não tem só a Coxinha) que se guia pela Rede Globo, o Paulo Coelho, que de bobo não tem nada, ficou atacando a Copa do Mundo no Brasil com previsões cataclísmicas apocalípticas.
Deu tudo errado, a Copa é um grande sucesso e só se um estádio for atingido por um terremoto que a Copa pode dar errado, mas não tem terremoto no Brasil.
O Paulo Coelho, o Mago Coxinha, deveria pegar umas aulinhas com os novos reis Incas aqui de Cusco.
Os caras fazem o sol brilhar a hora que querem.
Ainda vou descobrir o botão que ligou a porra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem diria, a Sandy gosta de sexo anal

Clodovil e o mito dos dois caixões

Deputada Mirian Rios quer proibir o sexo anal... dos outros.